Um problema

O problema detectado por Kenneth Rogoff no mercado alimentar está em como tudo revolve em torno do prazer e do dinheiro: a indústria que produz o que comemos procura os melhores sabores; mas nem sempre os nutrientes são os melhores, pelo que acabamos por engrossar as filas dos hospitais, parte deles privada; a indústria farmacêutica também ganha com isto, podendo receitar-nos algo que tratará do que apenas obtivemos porque ingerimos porcarias; e claro, pelo meio há os marketeers, que vivem de abrilhantar a realidade.

O problema detectado por David Owen noutros mercados, como o das lâmpadas e o dos aviões, é que quanto mais eficiência é conseguida, e quão mais sustentáveis são os produtos que nos estão disponíveis, também tendencialmente são mais baratos. Logo, a procura aumenta e consequentemente a oferta ajusta-se. Resultado? A maior sustentabilidade inicial resulta em menor sustentabilidade futura. Com muito marketing pelo meio, trata-se de criar necessidades ao consumidor.

Já sabemos que se mais umas dezenas de países consumissem como os Estados Unidos e a China o mundo não seria sustentável nem a curto prazo. E no entanto continuamos a permitir que este “capitalismo coronário” (expressão de Rogoff) nos encaminhe para um beco. Se haverá saída ou não é ainda difícil saber, mas que as necessidades dos consumidores terão de ser reajustadas parece inevitável.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s